Dúvidas Frequentes

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.

A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

Principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.

E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados.

Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. Por cautela, a vitamina C altera o exame de creatinina. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária.

Como tem que ser a alimentação para os resultados de triglicérides serem confiáveis?

Você deve manter a sua dieta habitual nos 15 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 horas para a coleta do sangue.

Quando se tira sangue o local fica roxo?

Um hematoma é criado devido ao extravasamento de sangue para fora da veia, tais como: veias finas,
delicadas e paciente usando aspirinas.

Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Alguns, sim. Por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Tanto que, antes de fazê-los, você não pode ter se submetido a qualquer esforço físico.

Exame de Urina e cultura simples pode ser colhido em casa?

Vai depender do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que seja no laboratório. Já a urina tipo I, que é o mais comum, pode ser em casa.

Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual.

Menstruação interfere nos exames?

Sim, por exemplo no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual.

No caso de exame de urina, tem que ser a "primeira da manhã"?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: de preferência, permanecer duas horas sem urinar.

Usar blusas ou sutiãs muito apertados e dormir de bruços faz os seios diminuírem?

Não. Para reduzir o tamanho das mamas, a única maneira não cirúrgica é a perda de peso, já que um dos componentes da mama é o tecido adiposo. Os sutiãs, por sua vez, são bastante importantes para a sustentação e proteção, principalmente na fase de crescimento dos seios, quando a pele das mamas fica bastante sensível.

Suco de laranja com berinjela faz baixar o colesterol?

Não há nenhuma comprovação científica de que essa mistura ajude a reduzir o colesterol. O que reduz os índices LDL-colesterol – conhecido popularmente como colesterol ruim – é uma dieta equilibrada e saudável, com poucas gorduras, e a prática regular de exercícios físicos. Essas medidas, com benefício reconhecido há muito tempo, devem ser cultivadas desde a infância. Mas uma mudança de hábitos é válida em qualquer momento da vida. Pode-se, por exemplo, incluir nas refeições diárias frutas, cereais, legumes, verduras e alimentos com fibras, pois ajudam a diminuir a absorção de gordura pelo intestino. Outras dicas são substituir carnes gordas por peixes e ingerir frutas oleaginosas como nozes e amêndoas. Líquidos também são importantes para manter o corpo apto para a prática rotineira de atividade física.

Entrar na piscina ou tomar banho após as refeições causa congestão?

As duas atividades estão liberadas após as refeições, pois não causam mal nenhum. A atenção especial que se deve ter nesses casos, na realidade, é com relação às atividades físicas logo depois (o período compreende cerca de duas horas) do almoço, do jantar ou grandes refeições. O que acontece é que os exercícios fazem com que a circulação sanguínea seja mais intensa nos músculos – para acelerar o coração e a respiração – do que no estômago e intestino, situação ideal para uma digestão adequada. Da mesma forma, banhos longos e muito quentes dilatam os vasos sanguíneos da pele, o que também desvia o sangue do estômago, provocando dificuldades da digestão e sintomas como enjôo, suor frio e tontura.

Pílula anticoncepcional engorda?

Cada mulher responde de uma maneira própria ao uso de pílulas anticoncepcionais. Em alguns casos, pode ocorrer retenção de líquidos pela ação dos hormônios contidos no contraceptivo. Isso gera inchaço (sobretudo nos seios, coxas e quadris), que frequentemente é confundido com ganho de peso. Normalmente, essa reação desaparece com algum tempo de uso da medicação. Mesmo assim, é imprescindível consultar um médico ginecologista antes de optar pelo anticoncepcional: somente ele poderá avaliar as condições clínicas da paciente e, assim, prescrever a melhor pílula disponível. Se, por outro lado, a mulher tem uma vida sedentária, vale a pena rever os hábitos: muitas vezes, o contraceptivo leva a ‘culpa’, mas, de fato é a falta de exercícios físicos e uma alimentação desequilibrada os verdadeiros vilões da história.

Amamentar faz os seios caírem?

Um estudo feito pela Universidade de Kentucky mostra que a amamentação, por si só, não altera o formato ou a aparência dos seios. “Durante a gestação, as mulheres sofrem grandes transformações hormonais e passam a produzir leite. Com isso, os seios crescem e aumentam de volume”, explica o cirurgião plástico Emílio Pigozzi. “Passadas as alterações hormonais, eles voltam ao tamanho anterior”, afirma. “A queda dos seios depende de fatores genéticos e da constituição física de cada mulher”, declara Alexandre Munhoz, cirurgião plástico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Durante a gravidez e a amamentação, os especialistas recomendam manter uma alimentação saudável, usar sutiãs que sustentem a mama e promover a hidratação da pele.